Linhas de pesquisa trabalhadas no GEMIP
Manejo Integrado de Pragas
Estudar táticas e estratégias diferenciadas para o controle de pragas das culturas de importância econômica cultivadas em condições amazônicas de produção, minimizando o uso de produtos químicos sintéticos.
Resistência de Plantas a Insetos
Avaliar os tipos e graus de resistência em genótipos de interesse agrícola e em cultivares já disponíveis no mercado, como também associar a resistência de plantas com outros métodos de controle.
Interação Inseto-Planta
Estudar a resistência intrínseca e extrínseca entre os três níveis tróficos (Inseto – Planta – Inimigos Naturais), além de suas interações e aplicações no MIP.
Controle Biológico
Utilização de inimigos naturais (predadores e parasitoide), visando o controle de pragas. Desenvolvem-se estudos básicos e aplicados.
Dinâmica de Populações
Estudar as variações na abundância das populações de insetos benéficos e pragas, levando em consideração a influência de fatores bióticos e abióticos.
Controle Microbiano de Pragas
Desenvolve estudos relacionados à taxonomia, bioecologia e controle de ácaros de importância agrícola, bem como, seu uso como controle biológico.
Ecologia dos Insetos
Estudos sobre a estrutura de comunidades de insetos presentes ao longo de diferentes gradientes ambientais e biomas, além de analisar os efeitos dos impactos ambientais sobre a diversidade de insetos, seu comportamento e ecologia.
Diagnóstico e Medidas Alternativas de Controle de Pragas em Hortaliças
Desenvolver um manejo integrado em hortaliças, envolvendo o monitoramento das pragas e seus controles, reduzindo o uso abusivo do controle químico.
Distribuição Temporal e Espacial de Pragas e Inimigos Naturais
Observação, ao longo do tempo e espaço, a dinâmica populacional de pragas e inimigos naturais, levando-se em consideração os fatores bióticos e abióticos. Buscando introduzir esses conhecimentos no Manejo Integrado de Pragas.
Controle Químico de Pragas
Uso de produtos fitossanitários para o controle de pragas, levando em consideração o monitoramento da cultura, usando-se sempre os princípios da seletividade aos inimigos naturais, ao meio ambiente e animais.