Nossos Projetos
O GEMIP desenvolve pesquisas através de parcerias publicas e privadas que visam uma agricultura praticada em bases sustentáveis, com uso racional de agrotóxicos. O grupo está cadastrado como projeto de pesquisa do CNPq.
Projetos de Pesquisa em andamento:
Lagarta Falsa-medideira Chrysodeixis includens (Walker, 1858) (Lepidoptera: Noctuidae) em Soja: Dinâmica Populacional, Agentes de Controle Biológico Natural e Resistência de Plantas, no Estado do Pará.
Resumo: O estado do Pará se configura em uma zona de expansão de grãos, onde o Polo Paragominas é responsável por 90% dos grãos (principalmente soja, milho e arroz) produzidos no estado. Entre os insetos pragas que mais preocupam os produtores de soja no estado, a lagarta falsa-medideira Chrysodeixis (Pseudoplusia) includens, merece destaque dada sua dificuldade de controle e faltam conhecimentos básicos para a implantação de um manejo adequado na região amazônica. Desse modo, os principais objetivos do presente Projeto de Pesquisa visam avaliar a dinâmica populacional de Chrysodeixis includens, agentes de controle biológico natural e a resistência de cultivares de soja no Estado do Pará. A área experimental está localizada no município de Paragominas onde serão realizados testes de campo, casa-de-vegetação e laboratório. O presente Projeto de Pesquisa tem previsão para três anos de trabalho, sendo inserido no mesmo, alunos de graduação e pós-graduação.
Palavras Chave: Pseudoplusia icludens, Fatores Abióticos, Prevenção de Surtos, Controle Biológico, Resistência de Plantas a Insetos, Manejo Integrado de Pragas (MIP), Interação Inseto/Planta, Geostatística, Glicine max.
COLABORADORES: Prof. Dr. Paulo Roberto Silva Farias (UFRA), Prof. Dr. Arlindo Leal Boiça Junior (UNESP), Dr. Gustavo Antônio Ruffeil Alves (UFRA), Pesquisador Dr. Bruno Henrique Sardinha de Souza (UNESP) e Pesquisador José Ribamar Costa Netto (JUPARANÃ).
FOMENTO: Universal do CNPq/ UFRA/ Juparanã
Manejo integrado de mosca-branca Bemisia tabaci (Genn., 1889) (Hemiptera: Aleyrodidae) em soja: dinâmica populacional, agentes de controle biológico natural, resistência de plantas e controle químico, no polo Paragominas de grãos.
Resumo: Entre os insetos pragas que mais preocupam os produtores de soja na região de Paragominas, a mosca-branca Bemisia tabaci (Genn., 1889) (Hemiptera: Aleyrodidae), merece destaque dada sua dificuldade de controle e faltam conhecimentos básicos para a implantação de um manejo adequado na região amazônica. Desse modo, dentre os principais objetivos do presente Projeto de Pesquisa, destaca-se: avaliar a dinâmica populacional de Bemisia tabacii, agentes de controle biológico natural, a resistência de cultivares de soja para a região e o controle químico mais eficiente. A área experimental está localizada no município de Paragominas onde serão realizados testes de campo, casa-de-vegetação e laboratório. O presente Projeto de Pesquisa tem previsão para três anos de trabalho, sendo inserido no mesmo, alunos de graduação e pós-graduação.
Palavras Chave: Insetos sugadores, Fatores Bióticos e Abióticos, Prevenção de Surtos, Controle Biológico, Resistência de Plantas a Insetos, Manejo Integrado de Pragas (MIP), Controle Químico e Seletividade, Geostatística, Glicine max.
COLABORADORES: Prof. Dr. Paulo Roberto Silva Farias (UFRA), Prof. Dr. Arlindo Leal Boiça Junior (UNESP), Pesquisador Dr. Jamil Chaar El-Husny (EMBRAPA) e Pesquisador MSc. José Fernando Jurca Grigolli (FUNDAÇÃO MS)
FOMENTO: UFRA
Projetos de Iniciação Cientifica
Resistência de Cultivares de Soja a Lagarta Falsa-medideira Chrysodeixis includens (Walker, 1858) (Lepidoptera: Noctuidae) no Polo Paragominas de Grãos em Condições de Campo.
Discente: James da Silva Hoelhert
Bolsista CNPQ
Dinâmica Populacional e Agentes de Controle Biológico Natural de Falsa-medideira Chrysodeixis includens (Walker, 1858) (Lepidoptera: Noctuidae) em Soja no Polo Paragominas de Grãos.
Discente: Anderson Martinelli Almeida
Bolsista CNPQ
Resistência de Cultivares de Soja a Mosca-branca Bemisia tabaci (Genn., 1889) (Hemiptera: Aleyrodidae), em Condoções de Campo, no Polo Paragominas de Grãos.
Discente: Loryene Botelho dos Santos
Bolsista CNPQ